"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

domingo, 30 de agosto de 2009

D. Mendes 2002 vs D. Mendes 2009


«… Passamos pelas Piscinas Municipais e pelo Parque da Encosta. Dionísio Mendes aponta as piscinas como um excelente equipamento de recreio, mas acima de tudo de formação e bem-estar, destacando o papel de grande importância das piscinas interiores nos programas de gerontomotricidade, bem como possibilitar a muitos munícipes cumprir indicações médicas.»

(“Passagem” da “Grande Entrevista” no B.M. de Coruche Jul/Ago 09; pág 10)

______________________________________________________

Observemos agora o que disse Dionísio Mendes, já como Presidente da Câmara, ao Jornal “O Sorraia”, em 14/01/02, sobre as mesmas Piscinas:



«… No que diz respeito às piscinas municipais, continuo a achar que é uma obra megalómana (…) É um processo que nós temos que rever, e eventualmente, se isso for possível, corrigir todo aquele projecto. Trilhar caminho, conseguir parar a obra e (…) Já temos marcada uma reunião com a empresa TEIXEIRA DUARTE para ver se conseguimos chegar a acordo. Se não conseguirmos, é uma grande preocupação, porque significa 600 ou 700 mil contos de investimento da Câmara, o que é um valor exorbitante para ser suportado pela autarquia. Se nós tivermos que investir este valor é lógico que muitas coisas terão que ficar por fazer, nomeadamente, esgotos, arruamentos e eventualmente O LANÇAMENTO DE UMAS PISCINAS NA VILA DO COUÇO

ENTRE_SONS (42)

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

RIGOR E PLANEAMENTO À MODA DO PS – D. MENDES


Há vários anos que nos dizem que o projecto para o novo quartel dos Bombeiros está pronto. Pelos vistos, mais uma vez, não era verdade. Pois, no passado dia 11/08/09 foi celebrado um contrato com a “ESPAÇO REGULAR UNIPESSOAL LTD.” No valor de 19.500 € + IVA, para a execução do projecto de especialidades do novo Quartel.

Acontece que dez dias depois, um novo contrato é celebrado com a mesma empresa, no valor de 13.940 + IVA para “ALTERAÇÕES DO PROJECTO DE ARQUITECTURA E ESPECIALIDADES” do novo Quartel.


ESTE É MAIS UM DOS INÚMEROS EXEMPLOS DA DESASTROSA GESTÃO SOCIALISTA EM CORUCHE.

Festa do Avante - NÃO HÁ FESTA COMO ESTA!


FESTA DO AVANTE
4,5 E 6 SETEMBRO




NÃO HÁ FESTA COMO ESTA!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Eles nem se lembram do que afirmaram …

D. Mendes, ao jornal “O Sorraia” em 12-11-2001, na altura candidato à presidência da Câmara:

“… Não se pode demorar 20 anos para construir o novo quartel de Bombeiros. A capacidade de influenciar e reivindicar é o nosso grande trunfo para o desenvolvimento. Queremos para Coruche o IC 10 e o IC 13 sobretudo a nova travessia do vale …”

“ … Há um projecto que está um pouco parado o parque de negócios …”

“…Um outro espaço para a juventude passa por uma nova biblioteca …”

“ … Habitação … A Câmara pode intervir disponibilizando terrenos e incrementando a construção de novas habitações …”


_____________________________________________________
_
D. Mendes na “Grande Entrevista” ao Boletim Municipal – Julho/Agosto 2009:

“… A nova biblioteca é outra das nossas prioridades, bem como o novo quartel dos Bombeiros …”

“… O que me dizem (os do governo PS) é que o IC 10 e o IC 13 vão mesmo avançar e para termos paciência que as obras se iniciam no próximo ano …”


_____________________________________________________

As "primeiras", são declarações de D. Mendes quando era candidato a presidente da Câmara.
As "segundas", 8 anos depois de estar presidente da Câmara.
_
Ou seja as grandes prioridades em 2001, continuam a ser prioridades mas agora para o mandato que se inicia em 2010.

Que credibilidade tem hoje D. Mendes quando promete aos Coruchenses para 2010 aquilo que prometia em 2001?
_
Curiosamente na “Grande Entrevista” não fala da travessia do vale nem na sede da S.I.C. e numa “fuga prá frente” o seu sonho agora é o “Coruche Arena”.

“Vender Gato por Lebre”

Ao contrário do que a mensagem do outdoor pretende transmitir, DIONÍSIO MENDES É O CANDIDATO DO PARTIDO SOCIALISTA.

Por puro “tacticismo”, D. Mendes pretende aparecer aos olhos dos coruchenses como independente, nas próximas eleições Autárquicas, receoso do castigo que o PS vai sofrer por causa da politica de direita que tem desenvolvido ao nível do governo central e também, pela desastrosa gestão praticada no Concelho de Coruche.

Por isso os outdoors que promovem o candidato do Partido Socialista em Coruche, apresentam este, como independente.
Omitem as cores e práticamente o símbolo deste partido (PS), que hoje é o espaço preferido de toda a “espécie” de carreiristas e oportunistas políticos, sem ética nem princípios, que buscam o poder pelo poder.

MERECEM-SE UM AO OUTRO!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

domingo, 23 de agosto de 2009

A propaganda e a Realidade!

O "património" do Concelho de Coruche desprezado pela gestão municipal de D. Mendes - PS.

Apesar dos 10.500 € que estão anunciados para aquisição de 6 placas de sinalética do “Roteiro Megalítico de Coruche”

Quem quiser visitar "as anta do Peso" para além da vedação em arame farpado, encontra esta sinalética:

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

“Pão e Circo”

No último Boletim Municipal, são publicitadas as deliberações das reuniões da Câmara Municipal de Coruche de 13 de Maio, 27 de Maio, 9 de Junho, 24 de Junho, 1 de Julho e 8 de Julho de 2009. Do total das 41 deliberações publicitadas 24 correspondem à atribuição de subsídios.
_
Aproximam-se as eleições e à que jogar pelo seguro. Atribuam-se subsídios e promovam-se festas porque o que “o povo quer é PÃO E CIRCO”


É ASSIM O PS!!!

A Resistência continua

A Frente Nacional contra o golpe de Estado nas Honduras acordou, domingo, em plenário de organizações, prosseguir com as acções de resistência ao governo ilegal de Roberto Micheletti e em defesa da constitucionalidade no país.
De acordo com o coordenador da Frente, Juan Barahona, às iniciativas de massas das últimas semanas – como as marchas com dezenas de milhares de pessoas na capital, Tegucigalpa, e na segunda cidade das Honduras, San Pedro Zula -, seguem-se concentrações e greves, como a convocada para hoje e amanhã pela federação sindical dos professores.
As acções previstas para esta semana culminam no próximo domingo com um acto político-cultural intitulado «Vozes contra o golpe», no qual se prevê que participem artistas hondurenhos e da Argentina, Costa Rica, Nicarágua e Venezuela.
Entretanto, uma delegação liderada pelo dirigente camponês Rafael Alegria encontrou-se, segunda-feira, com a congénere enviada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. À comitiva os hondurenhos entregaram os relatos das violações cometidas pelo executivo golpista: repressão sobre protestos populares, assassinatos, prisões, tortura, suspensão dos direitos constitucionais, etc.
Entretanto, o presidente Hugo Chávez afirmou ter informações consistentes que provam que a intentona foi orquestrada a partir da base militar norte-americana de Parmeloa, por onde, a 28 de Junho passado, o presidente Manuel Zelaya terá transitado antes de ser levado de avião para a Costa Rica.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Devaneios

A “Grande Entrevista” contém algumas “frases” que não resisto a partilhar com os leitores do blog:


«Penso que Coruche vive actualmente com mais tranquilidade do que há uns anos atrás»

«Uma coisa é ser político, outra é ser autarca»

«Porque não quero ser um dos tais políticos que hoje dizem uma coisa e amanhã dizem outra.»


(“Grande Entrevista” do presidente da Câmara ao Boletim Municipal de Coruche, Julho Agosto 09)

domingo, 16 de agosto de 2009

Tolice

Comentário do redactor da “Grande Entrevista” após a pausa para o café.

«È o presidente que vai ao volante, a Câmara deixou em 2002, de ter motorista para a presidência e só esporadicamente Dionísio Mendes se faz acompanhar de motorista, que por sinal raramente é o mesmo.»

(Pág. 9 da “Grande Entrevista” B.M. Julho/Agosto 09)


Até parece que foi por razões de ”contenção de custos” que o presidente deixou de ter motorista!

Este redactor…

Aqui Há Gato! …

_
_
_
_
_
Na “Grande Entrevista” que o Boletim Municipal rebaptizado de Coruche magazine, pública com o presidente da Câmara, este, a propósito da complexa situação do Grupo Desportivo “O Coruchense(pelo próprio criada!), afirma:

“JÁ AVANÇÁMOS COM A SOLUÇÃO QUE IRÁ RESOLVER PARTE DA DIVIDA”

De que solução fala o presidente da Câmara?

Depois de tudo o que se tem dito e escrito a propósito das “ameaças” que as finanças fazem aos elementos dos corpos sociais do GDC e em nome da TRANSPARENCIA NA GESTÃO MUNICIPAL, os Coruchenses querem saber ou melhor exigem saber. Assiste-lhes esse direito.
O presidente da Câmara tem a obrigação DE FALAR CLARO! Não basta afirmar que tem uma solução.

Ou será que a solução de que fala não pode ser pública? Se assim for tem fundamento “o boato” de que está em preparação uma Assembleia-geral de Sócios (todos?) convocada de forma sigilosa para ratificar a “solução” que o presidente da Câmara diz ter, conforme afirma na “Grande Entrevista”.



Aguardamos para ver se na próxima reunião da Câmara, o Presidente “abre o jogo”.

ENTRE_SONS (40)

OqueStrada - "Oxalá te Veja"

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Delírios

O nervosismo e desespero apoderou-se do PS de D. Mendes agora que estão próximas as eleições. Isso é tão evidente que na “Grande Entrevista” (de 9 páginas, publicada no último Boletim Municipal, agora rebaptizado de Coruche magazine, a distribuir nas festas), D. Mendes a propósito das críticas legítimas de muitos cidadãos coruchenses às obras realizadas na Zona Ribeirinha, afirma:

Tenho pena que algumas pessoas prefiram as calúnias, as mentiras e os boatos em detrimento do debate de ideias e de projectos”

É espantoso! Então quem é que foi condenado por difamação, muito recentemente no tribunal de Coruche? Não foi o Presidenta da Câmara?

A propósito, no Mirante de 13/08/09, o Arquitecto Gonçalo Ribeiro Teles em entrevista e questionado sobre se a intervenção feita na Zona Ribeirinha lhe agrada. Respondeu:

“Não. Considero que o que se fez nas margens do Sorraia, com colocação de pedra e betão é um desastre com consequências imprevisíveis. Já vi e reflecti sobre o que lá está. E alertei em tempo oportuno, mas ninguém me ouviu”


Ficámos a saber que o Presidente da Câmara entende, que estas observações as considera calúnias. Será que o Arquitecto Gonçalo Ribeiro Teles se passou para o Comunismo?

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Do que precisa Coruche:

No momento de grandes dificuldades para a generalidade dos portugueses e dos coruchenses em particular, Coruche hoje, mais do que nunca, precisa de governantes que apresentem ideias simples e soluções integradas, de propostas que tenham custos contidos e que apresentem benefícios evidentes para a comunidade e para sua qualidade de vida.
O PS de D. Mendes esqueceu o essencial do que prometeu. Vir agora “em cima” das eleições prometer tudo! o que não fez até aqui, como se tivessem uma fórmula mágica para resolver todos os problemas até às eleições, não é sério.
_
Acabar com as “vaidades instaladas” e responder às reais necessidades dos coruchenses, sobretudo dos que mais precisam, deverá ser o grande objectivo do momento.
Coruche não precisa de políticos que nos prometem a “elevação a cidade” mas em 8 anos não foram capazes de remodelar o Edifício do Mercado Municipal. Que nos prometem “mégas” provas de vinhos para o Guinness e não resolvem uma questão tão básica como a requalificação da Rua dos Bombeiros Municipais, prometida à vários anos.
Está nas mãos dos Coruchenses por termo a esta forma de fazer politica, que alimenta as vaidades e os egos de uns quantos que usam e abusam do orçamento municipal para se auto-promoverem, esbanjando os recursos que são de todos, em festas, feiras, passagens de modelos, touradas, jantaradas, “estudos” e eventos megalómanos, que em bom rigor para nada servem!
_
Os promotores destas politicas (PS – D. Mendes), deixaram para segundo plano a resolução dos reais problemas:
A Construção de Habitação Social, a Recuperação da Rede Viária Municipal, o Mercado Municipal, o Novo Quartel dos Bombeiros, a Sede da S.I.C., a Nova Biblioteca Municipal, a Construção de Centros de Dia, para os nossos idosos, o Apoio ao Pequeno Comércio e mais e melhores apoios às Colectividades e Associações, etc.
_
_
CORUCHE, DO QUE PRECISA É DE GENTE SÉRIA E DEDICADA! TANTO NA SUA VIDA POLITICA COMO NA SUA VIDA PESSOAL, DE GENTE COERENTE E COM PRINCÍPIOS, ENFIM GENTE IGUAL AOS DEMAIS CORUCHENSES.

domingo, 9 de agosto de 2009

ENTRE_SONS (39)

Ska-P - "America Latina Libre!"



(SKA - P, a banda espanhola vem finalmente a Portugal, na festa do Avante 2009, que se irá realizar nos dias 4, 5 e 6 de Setembro.)

AS MENTIRAS DO PS

Como se pode ver pelo recorte do Boletim Municipal Março/Abril 2007, a requalificação do Mercado Municipal de Coruche, era prometida.
_
Decorridos mais de 2 anos, o edifício do Mercado, agora mais degradado e com menos condições de higiene, continua à espera de obras!
_
ESTA É MAIS UMA PROMESSA NÃO CUMPRIDA, A SOMAR A TANTAS OUTRAS QUE O “ENTRE LINHAS ENTRE GENTE” TEM DENUNCIADO!
_

(CLIQUE AQUI)

sábado, 8 de agosto de 2009

AS PROMESSAS E A REALIDADE

No Boletim Municipal Julho/Agosto 2004, foi publicada uma extensa entrevista ao Presidente da Câmara Municipal de Coruche, aqui fica um pequeno excerto:
_
Boletim Municipal: O que pode prometer aos Coruchenses para os próximos anos?

Dionísio Mendes: Trabalho e muita dedicação à causa pública! Aceitei este desafio de ser Presidente da Câmara por amor à minha Terra; É uma função que desempenho com muito prazer e é para mim muito gratificante poder desenvolver e projectar Coruche!
O que eu lhes posso prometer é um concelho cada vez melhor para todos, com cada vez mais qualidade de vida, ou seja: COM SEGURANÇA, SEM BARRACAS, COM SANEAMENTO BÁSICO E ALCATRÃO À PORTA DE TODOS, COM MAIS EQUIPAMENTOS E INFRA-ESTRUTURAS LÚDICO – DESPORTIVAS… COM MAIS EMPREGO, onde seja bom viver.




5 Anos Depois… Eis a Realidade:
_
Rua Joaquim do Norte e Rua António Teles, Estrada Coruche – Lamarosa, Rua do Couço, Rua dos Bombeiros Municipais, Rua da Escola e Rua 25 de Abril, etc, são exemplos de como
o “ALCATRÃO” não chega à porta de todos!

Sobre a Segurança basta ter presente os últimos “esfaqueamentos” e “Assaltos”!

“Sem Barracas!” prometia o presidente da câmara, VEJA-SE AS FOTOS:



(Coruche, Agosto 09)

(Coruche, Agosto 09)


(Azervadinha, Agosto 09)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Políticos sem ética! Coruche Dispensa!


O Boletim Municipal Set./Out. 2005, nº 19, 2ª série, dava ênfase às declarações do presidente da câmara Dionísio Mendes:

“Durante o mês de Outubro os bombeiros celebram 78 anos de vida. Nas comemorações espera-se a presença de um alto representante do governo, uma excelente oportunidade para sensibilizar o poder central para a necessidade construção de um novo quartel… vamos mostrar que já temos terreno e projecto para o novo quartel e que só estamos à espera de financiamento para começar esta obra”

_
Estas afirmações foram proferidas a dois meses das eleições autárquicas de 2005. Hoje quatro anos depois e a dois meses de novas eleições, o mesmo Dionísio Mendes do PS, faz aprovar na Reunião de Câmara, que ontem se realizou, uma proposta para “expropriar” um terreno, em Sto. Antonino, para a construção de um novo quartel.

Logo, em 2005 não havia nenhum terreno ao contrário do que afirmou o Presidente da Câmara.
_
Que o Boletim Municipal veicula propaganda do Partido Socialista, já nós sabíamos. Agora veicular PUBLICIDADE ENGANOSA, como o fez, é que é grave.
Curioso também é o facto de só agora ser anunciado o processo de expropriação do terreno, quando o mesmo está em curso à mais de um ano conforme se pode verificar pela data do relatório do perito avaliador. É evidente que para os políticos sem ética, é mais vantajoso anunciar a expropriação do referido terreno em véspera de eleições.


Esperemos que a construção do Novo Quartel dos Bombeiros desta vez se concretize, veremos! Porque a sua construção já foi anunciada pelo presidente da câmara três ou quatro vezes.

Dos leitores do blog… (8)

Aqui fica na íntegra email enviado Hoje por: Jeremias
______________


Caro Pedro

Espero não me tornar maçador,
_
Estou por cá numas curtas férias e fui dar uma voltinha à Lamarosa.
Passo ao centro de saúde, sigo junto ao Limoeiro, encontro uns semáforos no Bairro da Areia e daí em diante. Fiquei completamente desolado, até encontrar a placa da Lamarosa, vi jeitos de furar os pneus do meu pequeno veiculo.
Julguei estar safo,
a Lamarosa é do PS e daqui em diante está tudo nos conforme, errado é uma lástima, ela é terra e pedra, sobretudo junto ao pontão do povo.
Segui em direcção à Peta e aí, já fui, sem sobressaltos, pudera foi feita no tempo da CDU!

Saudações
Jeremias

SONDAGENS

As sondagens apontam o BE como terceira força politica e o PCP com metade das suas intenções de voto. Está preocupado?

Não. Nas últimas europeias houve sondagens que davam 18% ao Bloco e 8% à CDU e a verdade é que com o crescimento do Bloco houve também um crescimento da CDU.

(Excerto da entrevista de Jerónimo de Sousa ao Diário Económico; 05/08/09)



quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dos leitores do blog… (7)

Aqui fica na íntegra email enviado Hoje por: Jeremias
______________

Caro Pedro

_

Faz tempo que não entrava na Vila de Coruche, do lado da Erra.

_

Há dias fui às sempre extravagantes festas da Erra, quando regressei à vila (às tantas) assustei-me com os saltos que o carro deu quando entrei no bairro novo, pensei que fosse um furo, mas logo "as loiras" me disseram foi um tremor de terra.

No dia seguinte voltei ao local. E não é que a câmara PS anda há oito anos para arranjar a rua e ela está cada vez pior, e até tem ao lado um loteamento com boa erva para a malta se divertir nas festas...

_

Cumprimentos

Jeremias

DESCUBRA AS DIFERENÇAS

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Dos leitores do blog… (6)

Aqui fica na íntegra email enviado Hoje por: Jeremias
______________

Caro Pedro

Os equipamentos do circuito de manutenção do Couço estiveram encaixotados meia dúzia de anos, e, finalmente há 2 anos a câmara lá encontrou um sitio para os meter – à volta do campo dos Lagoíços.
Foram por lá espalhados os diversos obstáculos, feitas umas paliçadas, plantadas quatro ou cinco árvores.
À população, nada foi informado e a junta queixa-se do mesmo.

Conclusão, aquilo foi ali metido mas as árvores não foram cuidadas e secaram, a pista não é tratada e está tapada de ervassão assim as estruturas desportivas do PS em Coruche.

Cumprimentos
Jeremias

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ENTRE_SONS (38)

Xico de Cariño e Manecas Costa - "Lá Vai Jeremias"