"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

domingo, 21 de outubro de 2007

ENTRE_SONS (8)

Sergio Godinho - "Primeiro Dia"
(ao vivo no CCB)

Sessão Pública Recorda Luta Pelas Oito Horas

(Jornal “Mais Região” Out.07)

(Clique para aumentar)

São noticias como esta que passam ao lado do “Jornal” de Coruche e do Redactor Principal.


PORQUE SERÁ?!

Onde está o Wally?

Obra do Observatório do Sobreiro e da Cortiça suspensa ("O Mirante/18/10/07)

A empreitada de construção do Observatório do Sobreiro e da Cortiça esteve mais uma semana suspensa do que o previsto. Tudo porque a empresa projectista não conseguiu reunir todos os dados os dados sobre as deficiências detectadas por técnicos municipais e pela empresa de fiscalização devido à discrepância nas medições de valores de materiais como betão e aço. Valores considerados insuficientes para dar cumprimento ao previsto no projecto em termos da estrutura do edifício.
Para o presidente da câmara, Dionísio Mendes (PS), a situação só deverá ser restabelecida quando a empresa projectista definir os valores previsto no caderno de encargos da obra. Facto que será comunicado ao empreiteiro para lhe dar seguimento. O autarca disse ainda que caso sejam apuradas responsabilidades estas irão ser assacadas à empresa projectista.

Quem descobrir esta noticia na edição impressa de “O Mirante” de 18/10/07, Está habilitado para encontrar o Wally!

É estranho!

Constou-me que houve uma reunião extraordinária da câmara de Coruche no dia 12 de Outubro de 2007.
O que terá sido tratado nesta reunião? Estranho que a RVS e o Redactor Principal sempre “em cima do acontecimento “, não tenham dito nada do que se passou nesta reunião. Nem tenham entrevistado o Presidente como sempre acontece!
Será que, o que lá se passou não convêm ser divulgado?!

Sempre em boa companhia!

(18/10/07;O Mirante) O Independente Dionísio omite um "pequeno pormenor" do seu currículo, quais a razões porque foi excluído da CDU?!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Mais de 200 mil na Manifestação Nacional



No top 10... da pobreza

No top 10... da pobreza

Em vésperas da cimeira informal de chefes de Estado e de governo que, hoje e amanhã (18 e 19 de Outubro), vai debater em Lisboa um documento que dá pelo nome de Vision Paper – o que traduzido à letra dá qualquer coisa como «Papel Visionário» –, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou um relatório onde se afirma que Portugal está no rol dos dez países com uma taxa de pobreza superior à média europeia.
Em vésperas da aprovação do Vision Paper, onde se afirma que «a Estratégia de Lisboa para o crescimento e o emprego (...) permitirá criar a riqueza necessária para concretizar na prática valores essenciais da Europa de inclusão social e de solidariedade europeia e internacional», os dados do INE vêm atestar que Portugal é o país da União Europeia onde é maior o fosso entre ricos e pobres.
Em vésperas de mais uma encenação sobre o radioso futuro da UE, o INE veio revelar que o rendimento dos dois milhões de portugueses mais ricos é quase sete vezes superior ao rendimento dos dois milhões de portugueses mais pobres, e que há dois milhões de portugueses no limiar da pobreza, ou seja, a (sobre)viver com cerca de 12 euros por dia. Esta situação, revela ainda o relatório, traduz uma tendência que se arrasta há mais de 10 anos, mais propriamente desde 1996, apesar de todos os anos os governantes dizerem ao País, como mais uma vez se afirma no Vision Paper, que os seus objectivos políticos visam melhorar as condições de vida dos cidadãos, lutar contra a pobreza, criar empregos e levar a cabo reformas económicas de forma sustentada.
No dia em que o INE veio revelar que 32% da população activa entre os 16 e os 64 anos seria pobre se não dispusesse de apoios do Estado, nesse dia, o primeiro-ministro Sócrates não veio a público falar de rankings como fez a semana passada a propósito das notícias sobre o «governo electrónico», que colocam Portugal em 3.º lugar quanto a «disponibilidade dos serviços públicos on-line» e em 4.º lugar quanto à «sofisticação desses serviços». Terá sido porque a sopa dos pobres ainda não está disponível na Internet?

domingo, 7 de outubro de 2007

sábado, 6 de outubro de 2007

“Analisar, Planear e Projectar!" MAL...!

(Clique para aumentar; "O Mirante" 04.10.07)

Após ler esta notícia, ocorrem-me as seguintes questões:

1) De que valores, estamos a falar, relativamente ás “discrepâncias nas medições”? Um milhão de Euros? Mais? Menos?

2) Quem vai suportar os prejuízos? A Câmara? Ou o Projectista? Ou …

3) Quem é a empresa projectista?

4) Porque é que estão a surgir tantos erros e discrepâncias? Que levam à suspensão de obras. Quem vai ser o “bode de espiatório”, desta vez?
Foi a Central de Camionagem Suspensa há meses e agora o Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

É a isto que se chama “Analisar, Planear e Projectar!”

Parabéns aos Bombeiros Municipais pelo 79º Aniversário

É curioso, que nos discursos proferidos, ontem, na cerimónia de aniversário dos Bombeiros Municipais de Coruche, quer o Presidente da Câmara quer o Comandante não tenham feito qualquer referência à construção do novo quartel!
Já que Outubro de 2006, o próprio comandante afirmava em entrevista a um jornal regional

“temos projecto concluído e definido o terreno, falta agora fazer a ponte entre a autarquia e o governo central para a entrada em Programa de Investimentos e Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC)”

Pelos vistos, o Presidente da Câmara ainda não fez a ponte com o governo, não será preferível chamar o Eng. Joaquim Serrão para fazer a ponte? Já que tem experiência, pois construiu uma frente ao “Mira-rio”, lembram-se?

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Efeméride (3)

4 de Outubro de 1957
____________________________________
Lançamento do primeiro satélite artificial terrestre - o Sputnik-1 - lançado pela União Soviética. Com um peso de 90 quilos, enviará um sinal rádio durante 21 dias.


quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Não olham a meios para atingir os seus fins

Se dúvidas há, sobre a natureza e os objectivos de “o jornal de Coruche”, elas ficam dissipadas ao ler o que o dirigente do CDS-PP Miguel Matos Chaves escreve na edição de ontem (Nº18) do reles pasquim, que número após número acolhe artigos de energúmenos como o supra citado, que vão debitando o seu anticomunismo primário, para compensar as suas frustrações e outros complexos.
Vejamos algumas das afirmações contidas no artigo intitulado “As mentiras dos dirigentes comunistas” (A propósito da moção apresentada na Assembleia de Freguesia do Couço) da autoria do já citado hebefrénico.

“Em Portugal, pós-25 de Abril, os Dirigentes Comunistas comandaram roubos e assaltos a propriedades, a casas particulares de todos os que se lhes poderiam opor.”

“Não é de admirar que, nos países ocidentais e claro está, em Portugal (na década de 1930), tivesse havido movimentos de reacção a esta barbárie dos Dirigentes Comunistas.”

“E vêm agora os Dirigentes Comunistas de Coruche em geral, e do Couço em particular, dizer que a PVDE (Policia de Vigilância e Defesa do Estado), criada em 1933 para os combater, não deveria ter existido e não os devia ter perseguido e neutralizado?”


“À sua selvajaria e barbárie, Portugal, bem como todos os outros países ocidentais, só podia responder pela força. E a criação desta força policial em Portugal (a exemplo do que aconteceu nos restantes países ocidentais), era exactamente, e foi criada para isso: para evitar que tomassem o poder em Portugal.”

“Tomaram vocês, dirigentes comunistas, terem tido nas vossas hostes sua Excelência o Major Luís Alberto de Oliveira que muito fez pela sua terra e muito honrou Coruche. Mas ele não gostava de vocês! E isso é que não lhe perdoam.”


E é com este pasquim, que publica artigos com este conteúdo, que a Câmara Municipal de Coruche e o seu Presidente estabelecem parcerias!
Até quando vamos permitir que esta gente continue a ofender e aviltar Coruche e a sua Gente?!

60 Dias depois…

Em relação aos Posts:

Afinal, o autor foi o aleivoso director,
sessenta dias depois…
(“o jornal de Coruche”, pág.2 – canto inferior direito)

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Mais uma ”Biqueirada” do Redactor Principal

“O Jornal de Coruche”/Outubro07

Plantação de Droga em Coruche
_________
"Foi detido pela GNR de Coruche um indivíduo que tinha uma plantação de droga cannabis. O juiz do tribunal de Coruche decretou-lhe a pena de coacção de prisão preventiva.
As forças de segurança prenderam o homem de 40 anos num terreno junto à sua casa, onde plantava as plantas de droga com cerca de 37 quilos.”

O Catatónico director

O Catatónico director, voltou à carga, cada vez mais nervoso por não ver concretizada a reposição do busto do seu querido major.
No editorial do “o jornal de Coruche”, hoje colocado à venda afirma o seguinte:

“apesar das tentativas do Sr. Presidente da Câmara para tentar levar à discussão da Assembleia Municipal a reposição do busto que resulta de uma petição apresentada à CMC com mais de 1300 assinaturas, o inexplicável acontece com a recusa sistemática da Presidente da Assembleia Municipal em aceitar para discussão o tema,”

1ª questão a esclarecer, se a petição como afirma é dirigida à CMC porque é que tem de ser a Assembleia Municipal a responder?

2ª questão a esclarecer, as 1300 assinaturas da dita petição são de residentes no concelho? São de eleitores do concelho? São de cidadãos portugueses?

Estas interrogações surgem após ter recebido um e-mail alertando para “a vigarice” que é a petição para a reposição do busto do ministro de Salazar, tão querido do Catatónico director.
Segundo o mail recebido, entre as 1313 assinaturas, há de tudo, simples rabiscos, nomes sem o correspondente número do BI, folhas inteiras com nomes remetidos por fax de Lisboa (217937193 / 217939942), rubricas ilegíveis e até nomes de supostas pessoas que ninguém conhece no concelho e provavelmente nem existem.
_
Alguns exemplos:
_
Amade Kará
Manor Natvarlal
Pritesh Manilal
Samir Martins Kará
Rogério C. Ramos Peixoto Guimarães
Miguel Camelo
Filipe Tiago de Melo S. Lobo D´avila

_
A ser verdade o que me foi comunicado, estamos perante uma vigarice monumental!

A Frase das Terças (7)

“Alguns sonham que são eles que fazem a História. E depois há a vida, que ouve outra história.”
W.R.


segunda-feira, 1 de outubro de 2007

DESAFIO

DESAFIO AOS LEITORES DO ENTRE LINHAS ENTRE GENTE

Sabe, quantas inaugurações, festas, festinhas e festarolas a Câmara Municipal de Coruche promoveu nos últimos três meses?



As três primeiras respostas certas receberão os seguintes prémios:

1º Prémio: Um Certificado Municipal comprovativo de portador dos genes “Orgulho Coruchense”, entregue pelo Presidente da Câmara no final da próxima conferência sobre a "questão de Olivença".

2º Prémio: Um Curso de 72 horas de “dicção e oratória” ministrado em horário pós-laboral pelo Redactor Principal.

3º Prémio: Um exemplar autografado pelo Presidente da Câmara e pelo director do grande sucesso editorial do “J.C.” “Crónicas da Nação”.